Criopreservação de óvulos, Congelamento de óvulos
O congelamento de óvulos, a criopreservação, consiste em preservar óvulos em nitrogênio líquido, em temperaturas extremamente baixas, usando uma técnica de esfriamento, podendo ficar armazenado mantendo integridade por muitos anos. A técnica mais adequada é conhecida como Vitrificação.
Pode-se realizar a criopreservação dos gametas (óvulos e espermatozóides) ou de embriões.
Mulheres que desejam postergar a gravidez para depois dos 35 anos ou pacientes com câncer que serão submetidas a tratamento químio ou radioterápico podem preservar seus óvulos para usá-los no futuro.
Homens que realizarão vasectomia também podem armazenar seus espermatozóides, caso se arrependam do procedimento e desejem ser pais novamente. O mesmo pode ser realizado em homens que passarão por químio ou radioterapia, já que estes tratamentos podem afetar a prodção de espermatozóides.
Utilizamos o laboratório do Projeto ALFA que está preparado para realizar as mais modernas técnicas de criopreservação de gametas (óvulos e espermatozóides) e embriões. Todos os recipientes são rigorosamente controlados em uma sala especificamente projetada para este fim. Rigoroso controle de temperatura, filtragem de ar e manutenção do nitrogênio líquido atendem todas as recomendações dos órgãos reguladores.
Leia também: